5 dicas de como usar o TikTok para o seu negócio

5 dicas de como usar o TikTok para o seu negócio

Se você deseja atingir um público mais jovem, você precisa dar uma olhada no TikTok. Quase metade da base de usuários do TikTok tem menos de 30 anos.

Portanto, se esse é um mercado que você deseja atingir, considere criar uma conta TikTok e uma estratégia TikTok. Neste post daremos 5 dicas de como usar o TikTok no seu negócio. Vamos!

Índice de Conteúdos
  1. Entenda o TikTok como plataforma
    1. O algoritmo TikTok
  2. Você deveria obter uma conta comercial TikTok?
  3. 5 dicas de como usar o TikTok para o seu negócio
    1. 1. Mostre o valor do seu produto em 3 segundos
    2. 2. Tente não vender
    3. 3. Seja vulnerável
    4. 4. Envolva-se com as tendências
    5. 5. Utilize UGC para seus anúncios TikTok
  4. Por que a mídia social é importante para o seu SEO
  5. Encontre o que funciona para você

Entenda o TikTok como plataforma

É bom entender o TikTok como plataforma antes de começar a usá-lo em seus negócios. Por que? Porque você precisa entender o que atrai as pessoas e que tipo de conteúdo é popular se quiser mais engajamento.

O TikTok é normalmente usado para vídeos curtos que variam entre 5 segundos e 3 minutos de duração. O aplicativo possui uma enorme biblioteca de música e recursos de edição no aplicativo, o que significa que é fácil criar seu próprio conteúdo.

O algoritmo TikTok

Outra razão pela qual o TikTok se tornou tão popular é porque possui um algoritmo muito inteligente. A página For You deles parece compartilhar sem esforço e infinitamente o conteúdo que você gosta.

E só fica melhor! O que dificulta a saída das pessoas do aplicativo, pois ele continua mostrando ótimos conteúdos. Antes que eles percebam, apenas mais um vídeo se transformou em vinte vídeos!

Você deveria obter uma conta comercial TikTok?

O TikTok oferece às empresas essa coisa bacana chamada conta empresarial. Não é difícil de configurar e dá à sua marca a credibilidade de ser uma empresa verificada. Também permite que você abra uma loja TikTok e use um link em seu perfil. Além disso, você pode baixar todas as análises, o que facilita o uso dos dados nos relatórios.

A única desvantagem? Você não terá acesso a todos os sons comerciais. Mas ainda existem muitos sons bons que você pode usar, então uma conta comercial do TikTok vale a pena.

5 dicas de como usar o TikTok para o seu negócio

5 dicas de como usar o TikTok para o seu negócio

1. Mostre o valor do seu produto em 3 segundos

Os usuários desejam ver rapidamente o valor do seu vídeo. Portanto, tente mostrar seu USP (ponto de venda exclusivo) logo no início. Idealmente, nos primeiros três segundos do seu vídeo. Caso contrário, as pessoas simplesmente irão embora.

Por exemplo, digamos que você venda capas para iPhone. Você poderia filmar uma cena em que deixa cair o telefone do segundo andar e depois mostrar aos espectadores que ele não foi arranhado. Claro, existem inúmeras maneiras de mostrar o valor exclusivo do seu negócio. Tudo depende do seu produto. Apenas lembre-se de ir direto ao ponto!

2. Tente não vender

Ao contrário de outras plataformas, você deve construir uma conexão com seu público no TikTok antes de tentar vender qualquer coisa. Na verdade, é melhor não ser vendedor! Esse tipo de conteúdo normalmente não funciona bem.

Em vez disso, trate o TikTok como uma forma de ser autêntico com seu público. Por exemplo, você pode compartilhar sua jornada como proprietário de uma pequena empresa ou exibir seus produtos de maneiras divertidas. Levará algum tempo para construir um público, mas valerá a pena quando você encontrar seu público-alvo!

3. Seja vulnerável

Os usuários do TikTok apreciam autenticidade e “realidade”. É por isso que os vídeos em que as pessoas compartilham suas dificuldades com suas pequenas empresas tendem a gerar muito engajamento.

Algumas ideias:

  • Um vídeo de “hora da história” sobre como você começou seu negócio. Uma tendência popular que se enquadra neste tópico seria: como tudo começou versus como está indo
  • Coisas que você aprendeu durante sua jornada para pequenas empresas
  • Um erro que você cometeu e o que aprendeu com ele

Se você quiser levar o TikTok a sério, não poste apenas uma vez por semana. Em vez disso, tente postar todos os dias. Isso permitirá que você acompanhe o algoritmo do TikTok.

Claro, criar e editar novos vídeos todos os dias parece assustador! Mas existem inúmeras maneiras de criar novos conteúdos. Por exemplo, você pode acompanhar as tendências, fazer vídeos de seus produtos ou relacionar seu negócio a um som de tendência. A chave é não levar as coisas muito a sério. Apenas se divirta!

Observação: é claro que você não deveria apenas postar tendências. Tente ter um bom equilíbrio entre vídeos planejados e vídeos modernos/divertidos.

5. Utilize UGC para seus anúncios TikTok

Se você tem uma pequena empresa, os anúncios do TikTok são uma ótima maneira de divulgar seu nome. Ainda assim, é bom não ser muito vendedor. Uma ótima maneira de evitar isso é impulsionar os vídeos feitos pelos usuários, também conhecidos como conteúdo gerado pelo usuário (UGC). Esses vídeos parecerão mais genuínos e autênticos do que um anúncio em vídeo sofisticado.

Apenas certifique-se de pedir permissão ao criador antes de usar o vídeo!

Por que a mídia social é importante para o seu SEO

Quer seja o TikTok, o Instagram ou outra plataforma de mídia social, é bom que o seu SEO esteja ativo nas redes sociais. Afinal, SEO tem tudo a ver com ser encontrado. Quando as pessoas procuram por você, é bom que elas consigam encontrá-lo em várias plataformas. Na verdade, com as mídias sociais sendo tão populares, seu público provavelmente espera que você esteja nas redes sociais!

Além disso, o Google agora também mostra vídeos do TikTok nos resultados da pesquisa. Portanto, se seus vídeos aparecerem lá, você terá uma boa visibilidade extra.

Encontre o que funciona para você

Como o TikTok tem tudo a ver com autenticidade, você só deve criar conteúdo com o qual se sinta confortável. Não tente transformar você e sua empresa em algo que não é. As pessoas vão notar. Em vez disso, encontre um estilo de vídeo e uma programação de postagem que funcione para você e divirta-se!

Thiago Barbosa

Especialista em Marketing Digital

Relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Mais Informação