Google Revela: Sites que usam IA em artigos sem especificar serão classificados como de baixa qualidade

Google Revela: Sites que usam IA em artigos sem especificar serão classificados como de baixa qualidade

Recentemente, o Google atualizou suas diretrizes para Avaliadores da Qualidade da Pesquisa, trazendo à tona exemplos do que considera serem as "páginas de baixa qualidade".

Entre os destaques da seção 4.7, surge uma observação crucial sobre o uso de Inteligência Artificial na geração de conteúdo.

Segundo o documento, "os termos de uso do site mencionam que 'alguns artigos' são gerados por inteligência artificial e podem conter erros ou estar desatualizados; contudo, não há indicações sobre quais páginas são afetadas. A informação contida neste artigo não é confiável, sendo classificada como de Menor E-E-A-T".

Índice de Conteúdos
  1. Uma Análise Detalhada
  2. O que dizem os Termos de Uso
  3. Navegando com Cautela

Uma Análise Detalhada

A página em questão parece ser um artigo informativo sobre a transição da alimentação de bebês do leite materno para o leite integral.

No rodapé, a página afirma: "Nosso blog é dedicado a tudo relacionado a crianças e parentalidade - incluindo análises de produtos, notícias, receitas e muito mais. Nosso objetivo é fornecer aos pais as informações necessárias para tomar decisões informadas para suas famílias."

No entanto, ao examinar a página de termos de serviço, depara-se com uma descrição bastante diferente das páginas do site.

O que dizem os Termos de Uso

A página de termos de uso esclarece: "Alguns artigos neste site podem ter sido gerados parcialmente por um modelo de linguagem de inteligência artificial e publicados com fins experimentais e de pesquisa.

Os artigos deste site devem ser usados apenas como prova de conceito por entusiastas da IA e não são destinados ao público geral.

Não assumimos qualquer responsabilidade ou obrigação pelo uso ou interpretação deste conteúdo para qualquer outro fim além do pretendido.

Enquanto nos esforçamos pela precisão e qualidade, observamos que as informações fornecidas podem não estar completamente livres de erros ou atualizadas.

Recomendamos a verificação independente do conteúdo e a consulta com profissionais para conselhos ou informações específicas."

Diante das declarações acima, os artigos neste site devem ser considerados não confiáveis e de Menor E-E-A-T.

Navegando com Cautela

Este cenário levanta uma bandeira vermelha sobre a confiabilidade das informações fornecidas por sites que utilizam IA na criação de conteúdo sem a devida transparência.

Para os usuários da web, torna-se crucial desenvolver uma abordagem crítica e questionadora, especialmente quando se deparam com informações que podem impactar decisões importantes, como as relacionadas à parentalidade e cuidado infantil.

A promessa de conteúdo atualizado e informativo não deve ofuscar a necessidade de veracidade e precisão, elementos fundamentais na construção de um espaço digital confiável e enriquecedor.

Thiago Barbosa

Especialista em Marketing Digital

Relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Mais Informação