“O Google não é baseado em links azuis. Trata-se de organizar as informações do mundo”, de acordo com o ex-presidente executivo e CEO do Google, Eric Schmidt, em entrevista a CNBC.
Schmidt foi questionado sobre a “economia do link azul” e todas as marcas e empresas que se beneficiaram com o motor de buscas.
Mas o Google está mudando. No novo mundo, a IA fornecerá respostas, não uma lista de sites onde as pessoas clicarão e encontrarão a resposta por si mesmas.
Embora Schmidt não exerça mais uma função de liderança no Google, ele sabe melhor do que ninguém como o Google provavelmente será nos próximos anos.
Enquanto isso, o atual CEO do Google, Sundar Pichai, indicou que os motores de pesquisa atuais, mudarão substancialmente na próxima década – inclusive mais recentemente, quando disse que está evoluindo em direção à Experiência de Pesquisa Generativa.
IA e publicidade
Schmidt acredita que o Google será capaz de monetizar as respostas geradas por IA e que a IA melhorará a publicidade:
- “Qual ferramenta melhor do que a chegada da IA para fazer isso melhor? Você acha que pode monetizar isso? Pode apostar. Grande parte do trabalho inicial que fiz quando estava lá foi usar versões iniciais de IA publicitária para tornar a publicidade mais eficaz. A menos que você pense que a publicidade irá desaparecer, o que eu não acho, a IA a torna mais poderosa, e não menos poderosa.”
IA subestimada
Também digno de nota é que a chegada de uma forma de inteligência não humana está quase aí. Schmidt acha que a IA é, na verdade, “subestimada”:
- “Está chegando, está aqui, está prestes a acontecer. Isso acontece em etapas. … Costumávamos dizer 20 anos. Agora dentro de cinco”, disse Schmidt.
Você pode assistir a entrevista completa abaixo.
- Looker Studio: como utilizar a ferramenta para melhores análises no Google Analytics 4
- Como dominar o Google Discover para impulsionar o tráfego do seu site
- Como funciona o algoritmo do Google: guia completo para otimizar seu site
- Como Criar uma Conta no Google Meu Negócio: Guia Passo a Passo para Impulsionar Sua Empresa
- Google diz adeus às Notícias: esta é a mudança com inteligência artificial
Deixe um comentário
Relacionado